Booger Network

Sobre a Rede

Booger Network é uma compilação de blogs dispostos em diversas categorias. Estamos em fase de expansão e em breve teremos mais blogs e diferentes categorias.

Anuncie

Integer erat orci, congue sed feugiat eu, pharetra in tellus. Nulla vel est et mi fermentum ullamcorper at a justo. Fusce scelerisque nisi vehicula mauris placerat quis accumsan dolor adipiscing. Donec tempus, nibh ut volutpat fermentum, mauris sem imperdiet ante, at dignissim magna tortor in dui. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Contato

Blogueiros

Praesent ac elit metus. Ut sed sem nec lorem fringilla molestie a vel risus. Phasellus a commodo felis. Praesent at libero velit.

Leitores

Donec facilisis, sapien ut elementum faucibus, justo urna dignissim sapien, vel elementum lorem est euismod nisi.

Anunciantes

Fusce vitae nunc mi, quis faucibus orci. Nam id lorem justo. In arcu lectus, commodo eget pharetra sed, rutrum quis sapien.

10 dos melhores filmes sobre doenças mentais

por em 2/04/2012 às 14:55

Cinema, Listas

“Autismo, alteração cerebral que afeta a capacidade da pessoa comunicar, estabelecer relacionamentos e responder apropriadamente ao ambiente”.

Hoje é o Dia Mundial de Conscientização do autismo. Tema que já rendeu bons filmes sobre essa delicada patologia. E pensando nisso, separamos  10 dos melhores filmes sobre autismo, confira a lista abaixo.

[atualizado, 10 de Abril] Muitos leitores falaram que alguns filmes citados aqui não é sobre o autismo, então resolvi mudar o titulo para “10 dos melhores filmes sobre doenças mentais

John Nash (Russell Crowe) é um gênio da matemática que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade e o tornou aclamado no meio onde atuava. Mas aos poucos o belo e arrogante John Nash se transforma em um sofrido e atormentado homem, que chega até mesmo a ser diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos que o tratam. Porém, após anos de luta para se recuperar, ele consegue retornar à sociedade e acaba sendo premiado com o Nobel.

A deficiência mental é tratada com delicadeza nesta comédia dramática com pitadas românticas. O argumento inspira-se em uma personagem real, com quem a produtora Alexandra Rose conviveu na infância. Carla Tate (Juliette Lewis) é uma moça de 24 anos, com leve deficiência, que volta para casa cheia de sonhos e ambições, sua necessidade de realização pessoal se expressa de maneiras que sua mãe é incapaz de aceitar. Quando se apaixona pela primeira vez, Carla desafia a mãe para provar que, apesar das aparências, ela tem capacidade de ser uma mulher adulta responsável, que merece amar e ser amada. Em sua jornada de autodescobrimento, Carla e o namorado encontrarão suas próprias soluções para alguns dos maiores desafios da vida e provarão que, às vezes, uma vida simples pode ser extraordinária.

Art Jeffries (Bruce Willis), um renegado agente do FBI, combate inescrupulosos agentes federais para proteger Simon, um garoto autista de 9 anos, que desvendou um “indecifrável” código secreto. Ele consegue ler o Mercury, um avançado código criptográfico do governo americano, tão facilmente, quanto outros garotos lêem inglês. Essa habilidade, torna vulnerável esse código de 1 bilhão de dólares, especialmente se os inimigos do governo descobrirem Simon e o capturarem. Nick Kudrow (Alec Baldwin), chefe do projeto Mercury, ordena que a “ameaça” seja eliminada, sem imaginar que Jeffries está envolvido. Perseguido por assassinos implacáveis, Jeffries logo percebe que não pode confiar em ninguém. Agora o tempo está correndo e ele descobre que a única chance de sobreviver é usar a habilidade de Simon para levar seus adversários à justiça.

A história se passa numa cidadezinha de interior idílica, onde vive Gilbert Grape, um adolescente aparentemente comum (Depp) que sustenta a família desde a morte do pai. O peso não é para qualquer um: além das irmãs excêntricas, do irmão deficiente mental (Leonardo DiCaprio), inclui a mãe obesa, que não pára de comer desde a morte do marido. Mas a chegada de uma jovem forasteira (Juliette Lewis) dará a Gilbert, a possibilidade de pela primeira vez fazer suas escolhas.

Nell (Jodie Foster) é uma jovem que nunca entrou em contato com a sociedade, que vive apenas com sua mãe eremita e fala um dialeto próprio. Após a morte da mãe, Nell é encontrada por Jerome Lovell (Liam Neeson), um médico que a ajudará a se integrar na sociedade, ao mesmo tempo que demonstra seu fascínio pela sua descoberta. Indicado ao Oscar de Melhor Atriz, para Jodie Foster.

Comédia romântica inspirada na vida de duas pessoas com a Síndrome de Asperger, uma forma de autismo, cujas disfunções emocionais ameaçam sabotar seu recém-iniciado romance. Donald é um cara legal, porém um motorista de táxi sem sorte que ama os pássaros e tem uma habilidade fora do comum com os números. Como muitos portadores da Síndrome, ele gosta de padrões e rotinas. Mas quando a bela mas complicada Isabelle se junta ao seu grupo de ajuda aos autistas, sua vida – e seu coração – ficam de cabeça para baixo.

Conta a história de Lars Lindstrom, um jovem tímido que mora isolado do mundo na garagem da casa seu irmão mais velho Gus e de sua cunhada Karen , até que recebe a “visita” de Bianca: uma linda missionária religiosa, meio dinamarquesa, meio brasileira. O problema é que Bianca na verdade é uma boneca inflável( de tamanho natural ) que na qual Lars fantasia em sua cabeça que ela é real,desde então começa uma história com uma mistura profunda de sensibilidade e uma boa dose de humor conduzida com competência por Craig Gillespie (Em pé de guerra) e uma atuação comovente Ryan Gosling .

Sam Dawson (Sean Penn) é um homem com deficiência mental que cria sua filha Lucy (Dakota Fanning) com uma grande ajuda de seus amigos. Porém, assim que faz 7 anos Lucy começa a ultrapassar intelectualmente seu pai, e esta situação chama a at
enção de uma assistente social que quer Lucy internada em um orfanato. A partir de então Sam enfrenta um caso virtualmente impossível de ser vencido por ele, contando para isso com a ajuda da advogada Rita Harrison (Michelle Pfeiffer), que aceita o caso como um desafio com seus colegas de profissão.

Quando o pai de Charlie Babbitt (Tom Cruise) morre, ele deixa uma fortuna em dinheiro para um irmão autista (Dustin Hoffman) que ele desconhecia ter. Os dois então viajam pelo país conhecendo-se e aprendendo a conviver, passando, claro, por inúmeras dificuldades. Vencedor do Oscar de Melhor Filme.

Forrest Gump (Tom Hanks) é um jovem problemático, de QI bem inferior ao resto da população. Por conta do acaso, ele participa dos fatos mais importantes da história dos Estados Unidos em um período de 40 anos.

46 Comentários

  1. FabioH2C disse:

    Corrige aí. É Simples Como Amar e não Simples Como Arma! Hehe

    1. teehschwarz disse:

      Hehe, obrigada Fabio, já corrigido !abraço

  2. Muito boa a lista.
    Ótimos filmes!

  3. Felipe disse:

    Uma lista de filmes que, com certeza, foi elaborada por alguém que desconhece o que é o autismo. Salvo algumas exceções, os filmes são sobre deficiência mental e esquizofrenia. Talvez o autor devesse conhecer autistas, entrar em contato com essas pessoas, observá-las, e, com propriedade, sugerir filmes que realmente retratem o autista. Aparentemente, quem sugeriu esses filmes nunca viu um autista na vida; o que é compreensível, pois os país ou responsáveis costumam mantê-los isolados. Mas peço, somente, que o autor desse post reveja suas indicações com maior propriedade.
    De todo modo, parabéns pela tentativa.

    1. michelle disse:

      coloque entao uma lista de filmes que retratem sobre autismo por favor…

    2. Galliard disse:

      Sugerir a um blogger que entre em contato com autistas para sugerir uma lista de filmes com personagens autistas seria como eu pedir a você que visite plutão para definir se é ou não um planeta-anão. Você está certo, boa parte dos filmes não trata nem do espectro autista, mas seu comentário é tão descabido quanto a lista. Sua limitação no uso da linguagem e análise literal da situação me lembra um pouco uma certa condição psiquiátrica… =D

      1. The Crow disse:

        não não… ele é só idiota mesmo…

    3. Leandro disse:

      O que importa foi que, independente do conhecimento do autor da postagem sobre um tipo de doença, foi a bela intenção e de bom gosto a colocação da lista. PARABÉNS autor !

      1. Felipe Bastos disse:

        Olá Leandro, muito obrigado do elogio. Continue opinando. Abraço

    4. ANTONIO disse:

      OLA CARO COLEGA, EU SOU SUSPEITO EM FALAR POIS TENHO UM FILHO AUTISTA… VC ESTA CERTISSIMO… ESSE PESSOAL DO CINEMA AINDA TEM MUITO A APRIMORAR.. SEUS CONHECIMENTOS, NESSE PONTO ACHO O BRASIL MELHOR PRA REPORTAR ESTAS HISTORIAS.

  4. Cristina Brito disse:

    Olá, está faltando vocês mencionarem o filme Lembranças que Curam: A história comovente de uma menina que sofre de autismo e fica órfã. As lembranças da mãe morta fazem a criança iniciar processo de recuperação da doença, apesar do trauma de ter presenciado a morte de sua mãe. Passou no sábado,08.01 no GNT.

  5. vanessa disse:

    Eis alguns filmes(pois sou mae de um garoto autista): Rain Main, Um certo olhar, Código para o inferno, A sombra do piano, Filha da luz, O nome dela é Sabine, Uma mente brilhante….Um abraço para todos os pais com filhos autistas..força sempre…

    1. ANTONIO disse:

      OI MAE.. BOM DIA!!

      COMO DISSE SOU PAI DE UM LINDO AUTISTA.. E LEMBRANDO QUE CADA CASO E UM CASO.. AUTISTA TEM VARIAS CLASSIFICAÇAO, O MEU AINDA ESTA LONGE DE CORRESPONDER COMO ESSES DOS FILMES QUE TENHO ASSISTIDO, ELE NAO FALA POREM ANDA COM APOIO, E SEM PORCENTO DEPEDENTE.

      ABRAÇO

  6. Joao Luiz disse:

    Favor incluir Temple Gradin, filme feito pela HBO…é fantastico.

    grato

  7. lucas disse:

    Forest Gump, é simplesmente maravilhoso.

  8. Föxx disse:

    Olha, não querendo (mas já sendo) uma pessoa chata como nem todos os filmes são propriamente sobre altismo (como uma Mente Brilhante por exemplo) por que não chamar a lista de 10 dos melhores filmes sobre distúrbios mentais? ^^’

  9. J disse:

    Adam também! Muito bom o site.

  10. Gaju disse:

    Lamento informar, mas parte desses filmes não trata sobre autismo. Só como exemplo, Forest é “short-minded” e o John Nash (ainda vivo) é Esquizofrênico…

  11. Luiz Villela disse:

    Existe um telefilme, da década de 70 ou 80, que trata do autismo. “Meu Filho, Meu Mundo”
    http://www.youtube.com/watch?v=_zxbCMWZaMQ

  12. blablabla disse:

    Esta lista contem os melhores filmes que a gente pode assistir nos finais de semana. perfeito!!

  13. Aju disse:

    Existe uma linha bem tênue que diferencia autismo de deficiência intelectual e outras síndromes. Que é o caso da maioria dos personagens: Rain Man era asperger. Forrest Gump era short-minded. John Nash era esquizofrênico e por aí vai.

  14. O filme “Reine Sobre Mim (Love Reign O’er me)” que o personagem principal é o Adam Sandlers retrata muito bem um tipo de distúbio mental, não sei dizer se é autismo ou esquizofrenia, mas o filme é muito emocionante.

  15. Juliana disse:

    Olha, Forrest Gump não é sobre autismo. Não é nem sobre a dificuldade mental dele. E John Nash (Uma mente brilhante) é esquizofrênico, não autista. E vários outros citados não tratam de autismo. Por que não mudar o título, como já foi sugerido? Com esse título você confunde muita gente. Ou então da próxima vez você pode dar uma pesquisada melhor, com mais fundamentos.

  16. Luciana disse:

    Nell não tem problemas mentais. Ela foi criada em isolamento numa floresta, único humano que conheceu foi a mãe, que tinha problemas na fala devido um AVC, por isso Nell falava como a mãe (aprendemos a falar da forma como ouvimos).

    1. Felipe Bastos disse:

      Olá Luciana, pois é. A minha falta de informação fez uma pequena confusão sobre as doenças. Mas é errando que se aprende não é? Obrigado pela sugestão, continue opinando !

  17. Assisti um ótimo esse final de semana. UM AMIGO INESPERADO…É sobre autismo…Vale a pena conferir.

    1. Felipe Bastos disse:

      Olá Silvana, nunca vi esse, vou anota e assistir. Obrigado pela sugestão, continue opinando =)

  18. Bruno disse:

    É a primeira vez que vejo um blog fazer um set list perfeito!!! Parabéns!!!

    1. Felipe Bastos disse:

      Olá Bruno, que bom que gostou. Afinal, a maioria das pessoas, descordam (não tiro a razão delas, afinal cada tem um gosto) de pelo menos um item. Por tanto, fico feliz em saber que conseguir agradar alguém por inteiro. Obrigado, continue opinando ! Abraço

    1. Felipe Bastos disse:

      Olá Victor. Primeiramente, muito obrigado pela sugestão. Mas a questão é, quando fiz a lista estava pensando em filmes sobre autismo. Mas como algumas disseram que alguns filmes não era sobre assunto, acabei trocando o titulo para “Doenças Mentais”. E a “Ilha do Medo” entraria na lista sem dúvidas, se tivesse feito só sobre esse assunto.

  19. ANTONIO disse:

    OLA AMIGO, PROCURE FAZER UM FILMES CONHECENDO BEM OS AUTISTA… VAI VER UMA DIFERENÇA!!! NO BRASIL E CLARO… TODOS VAO AMAR

  20. Rute Lima disse:

    Oi Felipe, muito válida sua idéia. Do jeito que estão aparecendo os filmes, sugiro que vc tire a limitação dos 10, acabo de lembrar de um antiquíssimo e muito famoso na época, De Repente no Último Verão. Parabéns

  21. Eduarda Lima disse:

    Independente de se tratar de filmes sobre autistas, esquizofrenicos..ou outros disturbios mentais adorei a lista de filmes obrigado por compartilhar ^^

  22. leila Geanne disse:

    A lista de filmes é excelente,mas vale ressaltar que muitos desses filmes não retratam o AUTISMO;Uma sugestão é o filme: Cisne negro,que é um drama psicológico.Abraços!Leila.

  23. Patrícia disse:

    muito bom, a lista de filmes, mas poderia descrever qual séria as síndromes. O filme rede social tbm poderia entrar, pois o personagem Mark tem asperger.

  24. Sugiro tambem incluir em sua lista o filme “Taare Zameer Par”(meninos são como estrelas)É sobre um garoto com dislexia e autismo. Exelente filme, vale a pena ler.

    1. Anna disse:

      Olá. O nome do filme é “Como estrelas na Terra – Toda criança é especial.” O menino não tem autismo nem características do espectro autista. Ele aparenta ter TDA e tem dislexia. O filme é maravilhoso e um exemplo em como lidar com a educação das nossas crianças em um modo geral. Muito bom!

  25. boa noite, sou mãe de uma menina autista. mas eu queria saber bem explicado o autismo como é. por que os medicos disseram que tem sete tipo de autista. e verdade.

  26. lucia disse:

    nao sei falar bonito como muitos acima, mais sei que é aqui que busco indicações de filmes, e todos são otimos.

  27. rogéria disse:

    NÃO DEIXEM DE ASSISTIR – MY NAME IS KHAN. ESTE FILME É SOBRE SIND. ASPERGER, VALE A PENA VER, É MUITO LINDO.

  28. Angélica disse:

    Nossa, que maravilha! Pela sua lista encontrei filmes que há muito tempo procurava e não lembrava os nomes. Minha filha é DM e esses filmes ajudam demais, fortalecendo nossa jornada! Gratidão! Paz e Luz! _/\_

  29. dr jorge disse:

    parabens pela iniciativa,independente se são filmes sobre altismo,TOC ou paranóias o importante é a intenção de ajudar pessoas,continue assim,são pessoas assim que fazem o mundo melhor…obrigado.

  30. Rosangela disse:

    excelente iniciativa quem sabe através dos filmes sugeridos acima as pessoas tornam-se menos preconceituosas e mais solidarias ao sofrimento de qualquer que seja a doença mental. Parabéns e muito obrigada.

  31. Priscila disse:

    Filmes maravilhosos, já assisti quase todos da lista, tenho um filho autista é um anjo amado, tem também o filme Um Certo Olhar sobre autismo, filme excelente , Ocean heaven , Sei que vou te amar e loucos de amor, todos filmes sobre autismo Parabéns pela iniciativa.