Cinema

10 dos melhores filmes sobre doenças mentais

10-dos-melhores-filmes-sobre-doneças-mentais

 

 

“Autismo, alteração cerebral que afeta a capacidade da pessoa comunicar, estabelecer relacionamentos e responder apropriadamente ao ambiente”.

Hoje é o Dia Mundial de Conscientização do autismo. Tema que já rendeu bons filmes sobre essa delicada patologia. E pensando nisso, separamos  10 dos melhores filmes sobre autismo, confira a lista abaixo.

[atualizado, 10 de Abril] Muitos leitores falaram que alguns filmes citados aqui não é sobre o autismo, então resolvi mudar o titulo para “10 dos melhores filmes sobre doenças mentais

John Nash (Russell Crowe) é um gênio da matemática que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade e o tornou aclamado no meio onde atuava. Mas aos poucos o belo e arrogante John Nash se transforma em um sofrido e atormentado homem, que chega até mesmo a ser diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos que o tratam. Porém, após anos de luta para se recuperar, ele consegue retornar à sociedade e acaba sendo premiado com o Nobel.

A deficiência mental é tratada com delicadeza nesta comédia dramática com pitadas românticas. O argumento inspira-se em uma personagem real, com quem a produtora Alexandra Rose conviveu na infância. Carla Tate (Juliette Lewis) é uma moça de 24 anos, com leve deficiência, que volta para casa cheia de sonhos e ambições, sua necessidade de realização pessoal se expressa de maneiras que sua mãe é incapaz de aceitar. Quando se apaixona pela primeira vez, Carla desafia a mãe para provar que, apesar das aparências, ela tem capacidade de ser uma mulher adulta responsável, que merece amar e ser amada. Em sua jornada de autodescobrimento, Carla e o namorado encontrarão suas próprias soluções para alguns dos maiores desafios da vida e provarão que, às vezes, uma vida simples pode ser extraordinária.

Art Jeffries (Bruce Willis), um renegado agente do FBI, combate inescrupulosos agentes federais para proteger Simon, um garoto autista de 9 anos, que desvendou um “indecifrável” código secreto. Ele consegue ler o Mercury, um avançado código criptográfico do governo americano, tão facilmente, quanto outros garotos lêem inglês. Essa habilidade, torna vulnerável esse código de 1 bilhão de dólares, especialmente se os inimigos do governo descobrirem Simon e o capturarem. Nick Kudrow (Alec Baldwin), chefe do projeto Mercury, ordena que a “ameaça” seja eliminada, sem imaginar que Jeffries está envolvido. Perseguido por assassinos implacáveis, Jeffries logo percebe que não pode confiar em ninguém. Agora o tempo está correndo e ele descobre que a única chance de sobreviver é usar a habilidade de Simon para levar seus adversários à justiça.

A história se passa numa cidadezinha de interior idílica, onde vive Gilbert Grape, um adolescente aparentemente comum (Depp) que sustenta a família desde a morte do pai. O peso não é para qualquer um: além das irmãs excêntricas, do irmão deficiente mental (Leonardo DiCaprio), inclui a mãe obesa, que não pára de comer desde a morte do marido. Mas a chegada de uma jovem forasteira (Juliette Lewis) dará a Gilbert, a possibilidade de pela primeira vez fazer suas escolhas.

Nell (Jodie Foster) é uma jovem que nunca entrou em contato com a sociedade, que vive apenas com sua mãe eremita e fala um dialeto próprio. Após a morte da mãe, Nell é encontrada por Jerome Lovell (Liam Neeson), um médico que a ajudará a se integrar na sociedade, ao mesmo tempo que demonstra seu fascínio pela sua descoberta. Indicado ao Oscar de Melhor Atriz, para Jodie Foster.

Comédia romântica inspirada na vida de duas pessoas com a Síndrome de Asperger, uma forma de autismo, cujas disfunções emocionais ameaçam sabotar seu recém-iniciado romance. Donald é um cara legal, porém um motorista de táxi sem sorte que ama os pássaros e tem uma habilidade fora do comum com os números. Como muitos portadores da Síndrome, ele gosta de padrões e rotinas. Mas quando a bela mas complicada Isabelle se junta ao seu grupo de ajuda aos autistas, sua vida – e seu coração – ficam de cabeça para baixo.

Conta a história de Lars Lindstrom, um jovem tímido que mora isolado do mundo na garagem da casa seu irmão mais velho Gus e de sua cunhada Karen , até que recebe a “visita” de Bianca: uma linda missionária religiosa, meio dinamarquesa, meio brasileira. O problema é que Bianca na verdade é uma boneca inflável( de tamanho natural ) que na qual Lars fantasia em sua cabeça que ela é real,desde então começa uma história com uma mistura profunda de sensibilidade e uma boa dose de humor conduzida com competência por Craig Gillespie (Em pé de guerra) e uma atuação comovente Ryan Gosling .

Sam Dawson (Sean Penn) é um homem com deficiência mental que cria sua filha Lucy (Dakota Fanning) com uma grande ajuda de seus amigos. Porém, assim que faz 7 anos Lucy começa a ultrapassar intelectualmente seu pai, e esta situação chama a at
enção de uma assistente social que quer Lucy internada em um orfanato. A partir de então Sam enfrenta um caso virtualmente impossível de ser vencido por ele, contando para isso com a ajuda da advogada Rita Harrison (Michelle Pfeiffer), que aceita o caso como um desafio com seus colegas de profissão.

Quando o pai de Charlie Babbitt (Tom Cruise) morre, ele deixa uma fortuna em dinheiro para um irmão autista (Dustin Hoffman) que ele desconhecia ter. Os dois então viajam pelo país conhecendo-se e aprendendo a conviver, passando, claro, por inúmeras dificuldades. Vencedor do Oscar de Melhor Filme.

Forrest Gump (Tom Hanks) é um jovem problemático, de QI bem inferior ao resto da população. Por conta do acaso, ele participa dos fatos mais importantes da história dos Estados Unidos em um período de 40 anos.

Comentários
Topo