Cinema

Os 10 melhores filmes sobre a AIDS

Amanhã, 1º de dezembro é o Dia Mundial de Combate à AIDS. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA), como também é chamada, é causada pelo vírus HIV, que ataca as células de defesa do nosso corpo, fazendo o organismo ficar mais vulnerável a outras doenças.

Além de entretenimento, o cinema pode ser fonte de informação, por isso selecionamos 10 dos melhores filmes sobre a AIDS, que além de nós informar ajudam a conscientizar sobre essa doença.

10 | Carandiru (2003)

carandiru

Dirigido por Hector Babenco (Meu Amigo Hindu) e estrelado por grandes nomes do cinema brasileiro, como Rodrigo Santoro, Wagner Moura e Lázaro Ramos, o longa acompanha o médico (Luiz Carlos Vasconcelos), que se oferece para realizar um trabalho de prevenção a AIDS no maior presídio da América Latina, o Carandiru. Lá ele convive com a realidade atrás das grades, que inclui violência, superlotação das celas e instalações precárias. Porém, apesar de todos os problemas, o médico logo percebe que os prisioneiros não são figuras demoníacas, existindo dentro da prisão solidariedade, organização e uma grande vontade de viver.

09 | Yesterday (2004)

yesterday-0

Este filme sul-africano foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2005. Ele conta a história de Yesterday, uma mulher de uma aldeia Zulu que descobre ser HIV positivo, apesar de sua fidelidade ao seu marido. As cenas entre ela e o marido promíscuo mostram a combinação de estigma social, o sexismo e medo que facilitam a propagação do HIV na África Subsaariana.

08 | Unidos Pelo Sangue  (2005)

3-needles

Um olhar sobre a crise mundial de AIDS, focado em três histórias. Em Montreal, um ator pornô (Shawn Ashmore) tenta manipular seu exame de sangue obrigatório. Uma jovem freira (Chloë Sevigny) faz um sacrifício pessoal para o benefício de uma aldeia sul-africana. Na China rural, uma agente do mercado negro (Lucy Liu) que se passa por uma agente do governo coloca em risco a segurança de toda uma aldeia.

07 | As Horas  (2003)

Ganhador do Oscar de Melhor Atriz (Nicole Kidman), o filme se passa em três épocas diferentes narrando a história de três mulheres ligadas pelo livro Mrs. Dalloway. Em 1923 vive Virginia Woolf, autora do livro. Em 1949 vive Laura Brown (Julianne Moore), uma grávida que não consegue parar de ler o livro. E nos dias atuais vive Clarissa Vaughn (Meryl Streep), uma editora de livros que dá uma festa para Richard (Ed Harris), seu amante no passado e hoje está morrendo com AIDS.

06 | A Cura  (1995)

Erik (Brad Renfro) é um garoto solitário que atravessa todas as barreiras que o preconceito ergueu e se torna amigo do seu vizinho Dexter (Joseph Mazzello), que tem AIDS. Erik se torna muito ligado a Linda (Annabella Sciorra), a mãe de Dexter, e na verdade fica mais próximo dela que da sua própria mãe, Gail (Diana Scarwid), que é negligente com ele e quase nunca lhe dá atenção. Quando os dois garotos lêem que um médico de Nova Orleans descobriu a cura da AIDS, tentam chegar até ele para conseguir a cura.

05 | Kids  (1995)

Nova York serve de cenário para mostrar o conturbado mundo dos adolescentes, que indiscriminadamente consomem drogas e quase nunca praticam sexo seguro. Um garoto, que deseja só transar com virgens, e uma jovem, que só teve um parceiro mas é HIV soropositivo, servem de base para tramas paralelas, que mostram como um adolescente pode prejudicar seriamente sua vida se não estiver bem orientado.

04 | THE NORMAL HEART (2014)

Depois de ver um amigo ser sucumbido por uma nova doença, a AIDS inicialmente chamada de “câncer gay”, que estava matando pacientes gays consultados pela Dra. Emma Brookner (Julia Roberts), Ned Weeks (Mark Ruffalo) pretende organizar mais ação para combater essa doença, mesmo que sua personalidade possa ameaçar e afastar as pessoas ao seu redor, incluindo seu irmão Ben (Alfred Molina), seu amante Felix (Matt Bomer), e Bruce Niles (Taylor Kitsch), um banqueiro de investimento enrustido. O longa foi produzido pela HBO e foi lançado apenas para TV.

   03 | Meu Querido Companheiro (1989)

Provavelmente o primeiro a tratar diretamente do tema,  o filme acompanha um grupo de homens gays de classe média, durante os primeiros anos da AIDS. Ele começa em 1981 e mostra como o avanço da doença afeta a vida dos personagens. Ele é ao mesmo tempo uma obra-prima sobre o amor e companheirismo e sobre a doença e a morte.

   02 | Filadélfia (1993)

Tom Hanks (ganhador do Oscar de Melhor Ator)  vive um advogado que é demitido por ser HIV positivo. Contracenando ao seu lado está Denzel Washington, como um advogado homofóbico que ainda assim concorda em assumir o caso. Filadélfia foi o primeiro grande filme comercial a retratar um protagonista abertamente gay e reconhecer a homofobia e a discriminação contra soropositivos como prejudicial. Foi o primeiro filme com elenco estrelar e  grande estúdio a tratar do assunto.

   01 | Clube de Compras Dallas (2013)

Em 1986, o eletricista texano Ron Woodroof (Matthew McConaughey) é diagnosticado com AIDS e logo começa uma batalha contra a indústria farmacêutica. Procurando tratamentos alternativos, ele passa a contrabandear drogas ilegais do México. Filme que rendeu o primeiro Oscar de Jared Leto e Matthew McConaughey

Comentários
Topo