ListaArtigo

10 filmes sobre a AIDS que você precisa assistir

1º de dezembro é o Dia Mundial de Combate à AIDS. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA), como também é chamada, é causada pelo vírus HIV, que ataca as células de defesa do nosso corpo, fazendo o organismo ficar mais vulnerável a outras doenças.



Além de entretenimento, o cinema pode ser fonte de informação, por isso selecionamos 10 filmes sobre a AIDS que você precisa assistir, que além de nós informar ajudam a conscientizar sobre essa doença.

10. Unidos Pelo Sangue (2005)

Cena de unidos pelo sangue (2005)
Divulgação: emotion pictures

Nota no IMDB: 6,4

Um olhar sobre a crise mundial de AIDS, focado em três histórias. Em Montreal, um ator pornô (Shawn Ashmore) tenta manipular seu exame de sangue obrigatório. Uma jovem freira (Chloë Sevigny) faz um sacrifício pessoal para o benefício de uma aldeia sul-africana. Na China rural, uma agente do mercado negro (Lucy Liu) que se passa por uma agente do governo coloca em risco a segurança de toda uma aldeia.

9. Carandiru (2003)

Cena de carandiru (2003)
Divulgação: globo filmes

Nota no IMDB: 7,6

Dirigido por Hector Babenco (Meu Amigo Hindu) e estrelado por grandes nomes do cinema brasileiro, como Rodrigo SantoroWagner Moura e Lázaro Ramos, o longa acompanha o médico (Luiz Carlos Vasconcelos), que se oferece para realizar um trabalho de prevenção a AIDS no maior presídio da América Latina, o Carandiru. Lá ele convive com a realidade atrás das grades, que inclui violência, superlotação das celas e instalações precárias. Porém, apesar de todos os problemas, o médico logo percebe que os prisioneiros não são figuras demoníacas, existindo dentro da prisão solidariedade, organização e uma grande vontade de viver.

8. Yesterday (2004)

Cena de yesterday (2004)
Divulgação: hbo films

Nota no IMDB: 7, 6 

Este filme sul-africano foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2005. Ele conta a história de Yesterday, uma mulher de uma aldeia Zulu que descobre ser HIV positivo, apesar de sua fidelidade ao seu marido. As cenas entre ela e o marido promíscuo mostram a combinação de estigma social, o sexismo e medo que facilitam a propagação do HIV na África Subsaariana.

7. As Horas (2002)

Cena de as horas (2002)
Divulgação: imagem filmes

Nota no IMDB: 7, 5

Ganhador do Oscar de Melhor Atriz (Nicole Kidman), o filme se passa em três épocas diferentes narrando a história de três mulheres ligadas pelo livro Mrs. Dalloway. Em 1923 vive Virginia Woolf, autora do livro. Em 1949 vive Laura Brown (Julianne Moore), uma grávida que não consegue parar de ler o livro. E nos dias atuais vive Clarissa Vaughn (Meryl Streep), uma editora de livros que dá uma festa para Richard (Ed Harris), seu amante no passado e hoje está morrendo com AIDS.

6. A Cura (1995)

Cena de a cura (1995)
Divulgação: universal pictures

Nota no IMDB: 7,7

Erik (Brad Renfro) é um garoto solitário que atravessa todas as barreiras que o preconceito ergueu e se torna amigo do seu vizinho Dexter (Joseph Mazzello), que tem AIDS. Erik se torna muito ligado a Linda (Annabella Sciorra), a mãe de Dexter, e na verdade fica mais próximo dela que da sua própria mãe, Gail (Diana Scarwid), que é negligente com ele e quase nunca lhe dá atenção. Quando os dois garotos lêem que um médico de Nova Orleans descobriu a cura da AIDS, tentam chegar até ele para conseguir a cura.




5. Kids (1995)

Cena de kids (1995)
Divulgação: playarte home vídeo

Nota no IMDB: 7, 1

Nova York serve de cenário para mostrar o conturbado mundo dos adolescentes, que indiscriminadamente consomem drogas e quase nunca praticam sexo seguro. Um garoto, que deseja só transar com virgens, e uma jovem, que só teve um parceiro mas é HIV soropositivo, servem de base para tramas paralelas, que mostram como um adolescente pode prejudicar seriamente sua vida se não estiver bem orientado.

4. The Normal Heart (2014)

Cena de the normal heart (2014)
Divulgação: hbo films

Nota no IMDB: 7,9

Depois de ver um amigo ser sucumbido por uma nova doença, a AIDS inicialmente chamada de “câncer gay”, que estava matando pacientes gays consultados pela Dra. Emma Brookner (Julia Roberts), Ned Weeks (Mark Ruffalo) pretende organizar mais ação para combater essa doença, mesmo que sua personalidade possa ameaçar e afastar as pessoas ao seu redor, incluindo seu irmão Ben (Alfred Molina), seu amante Felix (Matt Bomer), e Bruce Niles (Taylor Kitsch), um banqueiro de investimento enrustido. O longa foi produzido pela HBO e foi lançado apenas para TV.

3. Meu Querido Companheiro (1989)

Cena de meu querido companheiro (1989)
Divulgação: american playhouse

Nota no IMDB: 7, 5

Provavelmente o primeiro a tratar diretamente do tema, o filme acompanha um grupo de homens gays de classe média, durante os primeiros anos da AIDS. Ele começa em 1981 e mostra como o avanço da doença afeta a vida dos personagens. Ele é ao mesmo tempo uma obra-prima sobre o amor e companheirismo e sobre a doença e a morte.

2. Filadélfia (1993)

Cena de filadélfia (1993)
Divulgação: columbia tristar

Nota no IMDB: 7,7

Tom Hanks (ganhador do Oscar de Melhor Ator) vive um advogado que é demitido por ser HIV positivo. Contracenando ao seu lado está Denzel Washington, como um advogado homofóbico que ainda assim concorda em assumir o caso. Filadélfia foi o primeiro grande filme comercial a retratar um protagonista abertamente gay e reconhecer a homofobia e a discriminação contra soropositivos como prejudicial. Foi o primeiro filme com elenco estrelar e grande estúdio a tratar do assunto.

1. Clube de Compras Dallas (2013)

Cena de clube de compras dallas (2013)
Divulgação: universal pictures

Nota no IMDB: 8,0

Em 1986, o eletricista texano Ron Woodroof (Matthew McConaughey) é diagnosticado com AIDS e logo começa uma batalha contra a indústria farmacêutica. Procurando tratamentos alternativos, ele passa a contrabandear drogas ilegais do México. Filme que rendeu o primeiro Oscar de Jared Leto e Matthew McConaughey

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Botão Voltar ao topo