Cinema

15 livros sobre cinema que não podem faltar na sua estante

Desde sua existência, o cinema encanta as pessoas. As suas diversas manerias de contar um boa (ou ruim) história é o  que faz essa paixão pela sétima arte crescer cada vez mais . Porém, fazer cinema, vai muito além do “Luz, câmera e ação“. Pensando nisso, separei 15 dos melhores livros sobre cinema, que são essências tanto para quem assiste filme por diversão, quanto aqueles que fazem do cinema sua  profissão. Confira a lista baixo (e fiquem a vontade para  indicar outros livros do gênero) e boa leitura

15 - O SENTIDO DO FILME

Autor: Sergei Eisenstein

Coletânea de artigos escritos por Eisenstein durante a Segunda Guerra Mundial e publicados em 1942 faz um balanço de sua atividade até então, examinando o passado e projetando-se para o futuro da montagem cinematográfica. Procurando demonstrar que a montagem é uma propriedade orgânica de todas as artes, “O Sentido do Filme” investiga a relação entre palavra e imagem; a sincronização dos sentidos; as cores e seus significados; e a correspondência entre forma e conteúdo. O volume traz ainda uma filmografia do cineasta, sugestões de leitura e índice remissivo.

Ficha Técnica

  Lançamento: 1/7/1990
  Tradutor: Teresa Ottoni
  Páginas: 160
  Editora: Zahar
  1ª edição

14 - Da criação ao roteiro

Autor: Doc Comparato

Dividida em quinze capítulos e três anexos, a obra focaliza desde a ideia e os primeiros apontamentos até o roteiro final, passando por tópicos como conflito, personagem, ação, tempo e unidade dramáticos. Os capítulos começam com um texto reflexivo sobre o assunto em pauta e terminam com uma recapitulação ordenada da explanação e uma proposta de exercícios práticos. Assim, Da criação ao roteiro mantém o equilíbrio entre o texto teórico e o pragmatismo do manual que ensina como fazer.

Ficha Técnica

  Lançamento: 2009
  Páginas: 496
  Editora: Sammus
  1ª edição

o-clube-do-filme-capa

13 - O CLUBE DO FILME

Autor: David Gilmour

Eram tempos difíceis para David Gilmour: sem trabalho fixo, com o dinheiro curto e o filho de 15 anos colecionando reprovações em todas as matérias do ensino médio. Diante da desorientação e da infelicidade desse filho-problema, o pai faz uma oferta fora dos padrões: o garoto poderia sair da escola e ficar sem trabalhar e sem pagar aluguel desde que assistisse semanalmente a três filmes escolhidos pelo pai. Com essa aposta diferente na recuperação e na formação de um rapaz que está “perdido”, formaram o clube do filme.

Ficha Técnica

  Lançamento: 2009
  Tradutor: Luciano Trigo
  Páginas: 240
  Editora: Intrínseca
  1ª edição

1001-filmes-para-ver-antes-de-morrer-capa

12 - 1001 Filmes para Ver Antes de Morrer

Autor: Steven Jay Schneider

Ilustrado com cartazes, cenas de filmes e fotos de atores, traz lado a lado as obras mais significativas de todos os gêneros da sétima arte – de ação a vanguarda, passando por animação, comédia, aventura, documentário, musical, romance, drama, suspense, terror, curta-metragem e ficção científica.

Escrito por mais de 50 críticos especializados, este guia imperdível pode ser usado tanto para aprofundar seus conhecimentos sobre um filme específico como para escolher o que assistir hoje à noite.

Ficha Técnica

  Lançamento: 2013
  Tradutor:  Carlos Irineu da Costa , Fabiano Morais, Livia de Almeida
  Páginas: 960
  Editora: Editora Sextante
  1ª edição comemorativa de 10 anos.

historia-do-cinema-mundial

11 - HISTORIA DO CINEMA MUNDIAL

Autor: Fernando Mascarello

Percorrer esse livro é deparar-se com a efervescência das tradições que reivindicaram para si o estatuto de cinematográficas. O cinema das origens, o cinema clássico, o diálogo criativo do cinema com o construtivismo, o expressionismo, o surrealismo, as particularidades da vanguarda cinematográfica chamada impressionista, o cinema realista e seu coroamento no neo-realismo, a chegada da modernidade com a Nouvelle Vague, os novos cinemas, o retorno de Hollywood, os grandes autores e as grandes personalidades da história do cinema, o pós-modernismo e o cinema documentário – o cinema no século XX é o universo que esse livro se propõe a discutir – de partida, um desafio elevado.

Ficha Técnica

  Lançamento:  2008
  Páginas: 432
  Editora: Papirus
  3ª edição 

tudo-sobre-cinema

10 - Tudo Sobre Cinema

Autor: Christopher Frayling

O livro conta com toda a história do Cinema, com análises impecáveis de excelentes obras-primas, além de ilustrações com as principais cenas inesquecíveis de grandes clássicos. O que realmente diferencia essa obra é todo o contexto sociocultural que permeiam nas análises dos filmes, fazendo com o que o leitor compreenda a importância social de grandes filmes e cineastas que mudaram a história do cinema. É um livro que também permite uma viagem pelo glamour, sucesso e a decadência de grandes astros e estrelas mundiais.

Ficha Técnica

  Lançamento: 2011
  Tradução: Fabiano Morais, Lívia Almeida, Paulo Polzonoff Jr
  Páginas: 576
  Editora: Sextante
  1ª edição 

a-magia-do-cinema

09 - Magia do Cinema

Autor: Roger Ebert

A Magia do Cinema apresenta uma coletânea de 100 ensaios escritos pelo reconhecido crítico de cinema Roger Ebert, que para ele, definem a essência da arte cinematográfica. Ebert consegue conduzir seus ensaios com uma combinação entre pontos de vistas populares e a erudição de um mestre com um refinado ponto de vista estético. Os filmes selecionados constituem uma boa mistura de filmes americanos e estrangeiros, falados e mudos, incluindo clássicos como “Cidadão Kane” , “Casablanca” , “E o Vento Levou” ; obras primas modernas como “O Poderoso Chefão” e outros.

Ficha Técnica

  Lançamento: 2004
  Tradução: Miguel Cohn
  Páginas: 554
  Editora: Ediouro
  1ª edição 

como-ver-um-filme

08 - Como Ver um Filme

Autor: Ana Maria Bahiana

Como ver um filme é o livro certo para quem gosta ou quer conhecer mais sobre cinema. Repleto de exemplos e de histórias interessantes, o livro percorre com leveza o grande mosaico da sétima arte e dá ao leitor as primeiras referências para ver um filme com olhos mais treinados. Curiosidades, descrição dos gêneros dos filmes, fatos históricos… Ana Maria Baihana junta um material gostoso de ler e acessível para qualquer pessoa.

Ficha Técnica

  Lançamento: 2012
  Páginas: 224
  Editora: Nova Fronteira
  1ª edição 

o-estranho-mundo-de-tim-burton


O Estranho Mundo de Tim Burton

Autor: Paul A. Woods

Um almanaque completo com detalhes da vida e da obra de um gênio. De “Os fantasmas se divertem” a “Alice no país das maravilhas”, praticamente todos os filmes concebidos por Burton arrecadaram milhões, foram visualmente impactantes, conquistaram uma legião de fãs e também geraram controvérsias. A partir de uma reunião de textos e entrevistas sobre (e com) Burton, você descobrirá tudo o que está por trás desse adulto com cabeça de criança, que não se furta a dar asas às mais loucas ideias.

Ficha Técnica

  Lançamento: 2016
  Páginas: 336
  Editora: Leya Brasil
  2ª edição 

como-a-geracao-sexo-drogas-e-rocknroll-salvou-hollywood

06 - Como a Geração Sexo-Drogas-e-Rock’n’Roll Salvou Hollywood

Autor: Peter Biskind

Peter Biskind recria aquela ‘década dos diretores’, um dos períodos mais excitantes da história do cinema, que tem início com o lançamento de Sem Destino, no final da década de 60, e termina com Touro Indomável e uma Beverly Hills marcada pelo consumo de cocaína, já nos anos 80. Fundamentado em centenas de entrevistas com diretores, produtores, estrelas, agentes, roteiristas, executivos dos estúdios, esposas, ex-esposas e namoradas, esse é o relato mais completo sobre aquele universo comandado por jovens diretores em ascensão.

Ficha Técnica

  Lançamento: 2009
  Tradução: Ana Maria Bahiana
  Páginas: 520
  Editora: Intrínseca
  1ª edição 

manual-do-roteiro

05 - Manual do Roteiro

Autor: Syd Field

‘Manual do Roteiro’ é, na visão da crítica especializada, um dos mais extraordinários livros sobre a arte da escrita. E não apenas porque detalhas todos os aspectos importantes do texto cinematográfico, mas principalmente porque sua abordagem estrutural serve também para criações literárias e teatrais. Da idéia inicial ao texto finalizado, do desenvolvimento de personagens e situações dramáticas ao perfeito acabamento da cena, ‘Manual do Roteiro’ apresenta, em linguagem simples e acessível, passo a passo, todos os elementos fundamentais para a construção de uma boa narrativa. Esta obra é instrumento essencial para o trabalho criativo de roteiristas experientes ou aspirantes a um lugar no mercado de Cinema e TV.

Ficha Técnica

  Lançamento: 1982
  Páginas: 222
  Editora: Objetiva 
  1ª edição 

grandes-diretores-de-cinema-1

04 - Grandes Diretores de Cinema

Autor: Laurent Tirard

Não há fórmula para se fazer um grande filme. É isso que mostra Laurent Tirard em Grandes diretores de cinema. O livro é o resultado da compilação de uma série de entrevistas feitas para a Studio, uma das mais prestigiosas revistas francesas sobre cinema. Publicadas originalmente na coluna ‘Lições de cinema’, as ‘aulas’ foram transformadas neste livro em textos corridos, narrados em primeira pessoa pelos entrevistados. Estão reunidos neste livro depoimentos de grandes diretores com os quais todos os cinéfilos e estudantes de cinema um dia já sonharam em conversar.

Ficha Técnica

  Lançamento: 2009
  Tradução: Marcelo Jacques de Moraes
  Páginas: 256
  Editora: Sinergia – Nova Fronteira 
  2ª edição 

cinema-de-novo

03 - Cinema De Novo

Autor: Luiz Zanin Oricchio

Para você que deseja aprender ainda mais sobre o Cinema Brasileiro, o livro Cinema De Novo traz para o leitor grandes reflexões sobre o declínio do Cinema Brasileiro em 1990 até seu renascimento e sobrevivência nos dias atuais. É uma obra interessante, que busca relacionar o Cinema Nacional com a realidade da nossa sociedade e traz uma visão analítica de importantes obras do cinema audiovisual como Terra Estrangeira, Sábado, O Invasor e Cidade de Deus. Se você aprecia nosso cinema, é uma obra e tanto!

Ficha Técnica

  Lançamento: 2003
  Páginas: 256
  Editora: Estação Liberdade 
  1ª edição 

fazendo-filmes

02 - FAZENDO FILMES

Autor: Sidney Lumet

‘Fazendo filmes’ é um livro essencialmente didático, em que Lumet descreve cada etapa da realização de um filme. Mas é também um relato da experiência de um diretor que realmente faz filmes há 40 anos. O livro aborda a importância e a complexidade dos mais diversos fatores: do roteiro à trilha sonora, da direção de arte à montagem, do orçamento à inspiração.

Ficha Técnica

  Lançamento: 1998
  Tradução: Luiz O. De Lima
  Páginas: 205
  Editora:  Rocco 
  1ª edição 

hitchcock-truffaut-entrevistas

01 - HITCHCOCK/TRUFFAUT - ENTREVISTAS

Autor: François Truffaut

Durante as décadas de 50 e 60, quando François Truffaut idealizou e realizou a série de entrevistas que resultariam neste livro, Alfred Hitchcock (1899-1980) era visto – sobretudo nos Estados Unidos – como um cineasta mediano e comercial. No entanto, para Truffaut, Hitchcock estava entre os maiores cineastas de todos os tempos, ao lado de nomes como Jean Renoir, Federico Fellini, Ingmar Bergman e Luis Buñuel. Com o objetivo de modificar a opinião dos críticos americanos – e com o imperioso desejo de ‘consultar o Oráculo’ -, Truffaut propôs ao diretor inglês que respondesse quinhentas perguntas sobre sua obra e carreira. Nessa extensa conversa, Hitchcock comenta detalhadamente sua produção, desde os primeiros filmes mudos feitos na Inglaterra até os coloridos e sonoros de Hollywood, falando sobre a concepção de cada obra, a elaboração do roteiro, as circunstâncias, as inovações e os problemas técnicos, a relação com os atores.

Ficha Técnica

  Lançamento: 2004
  Tradução: Rosa Freire D’Aguiar
  Páginas: 368
  Editora: Companhia das Letras 
  1ª edição 

1 Comentário

1 Comentário

  1. Pingback: albion online gold

Topo