Artigos

Os 106 anos de “Titanic” no cinema

The 106 Years of "Titanic" at the Cinema

Em 15 de abril de 1912, há exatamente 106 anos atrás, o RMS Titanic deixaria de ser apenas mais um grandioso navio e entraria para a história, como uma das maiores tragedias navais de todos os tempos. A sua história foi revivida dezenas vezes nas telas da TV e do cinema. E antes de se tornar popular nas mãos do diretor “James Cameron” em 1997, essa tragedia já tinha sido contada de diversas maneiras. Por isso, separamos as produções mais importantes sobre o assunto.

Importante: A lista exclui, os documentários, as séries de Tv e as animações lançadas posteriormente.

Traduzido literalmente para o português como “Salva do Titanic”, este é o primeiro de todos os filmes sobre o Titanic. As gravações começaram poucos dias após a tragédia e estreou em 14 de maio de 1912, apenas 29 dias depois do naufrágio. Dirigido por Étienne Arnaud, o filme rodado em preto e branco é escrito e estrelado por Dorothy Gibson, uma das sobreviventes do acidente.
O filme foi destruído em um incêndio dos Estúdios Eclaru em 1914, hoje é considerado totalmente perdido. Este é único filme produzido sobre o Titanic que conta com a atuação de uma real sobrevivente do desastre.

Dirigido por Mime Misu e produzido pelos Estúdios Continental Films em 1912, a produção tinha efeitos especiais primitivos (mas impressionantes para época). As cenas de naufrago foram feitas com uma maquete em um lago, com água fornecida pelo departamento de Bombeiros de Berlim, onde foi rodado. Por volta de 1914, o filme foi considerado perdido como muitos filmes mudos daquela época.

Gravado em 1943 durante a Segunda Guerra Mundial em Berlim pela Tobis Productions, o filme usa a tragédia para fazer propaganda nazista e antibritânica. Algumas das cenas foram gravadas no navio SS Cap Arcona, cujo foi bombardeado por aviões de 1945 vitimando cerca 5.000 pessoas. O filme foi banido durante vários anos, mas ressurgiu na década de 90 e foi cuidosamente restaurado. É o primeiro filme a usar o nome do navio no titulo.

Conhecido no Brasil como “Náufragos do Titanic”, o longa é centrado em torno de um casal que embarcou na viagem inaugural do RMS Titanic, em abril de 1912. Dirigido por Jean Negulesco, este é o primeiro filme baseado no navio a ganhar um Oscar (de melhor roteiro original).

Dirigido por Roy Ward e com roteiro escrito a partir de depoimentos de sobreviventes, baseado no livro “A Night to Remember“, de Walter Lord – é considerado por muitos, como o segundo melhor filme sobre o assunto. A produção contou com a consultoria técnica direta de Joseph G. Boxhall, o terceiro Oficial do RMS Titanic e utilizou cenas reaproveitadas do filme de 1943.

Dirigido por Willian Hale, o filme foi originalmente produzido como microssérie de TV (e posteriormente convertido para filme). Davi da Warner, que interpretou o passageiro Lawrence Beesley, participou de mais outros dois filmes que incluiam o mesmo tema Titanic (inclusive o de 97). Todas as cenas exteriores do navio naufragando foram reaproveitadas do filme “A Nigth to Remember”. A atriz Cloris Leachman interpretou pela segunda vez a sobrevivente Molly Brown, pois já tinha havia feito a personagem no especial para TV ” telephone Time, a Nigth to Remember” em 1956 .

Aqui a história do filme não se passa em 1912, mas sim, na década de 80. O longa é inspirado no livro “Raise the titanic” de Clive Cussler. O filme foi um enorme fracasso de bilheteria e não conseguiu cobrir nem mesmo os custos da produção. A maquete usada nos efeitos especiais é a maior maquete do navio já construída até hoje. O diretor Jerry Jameson, que fez carreira na TV em séries como Havaí 5.0 e Dallas, só fez quatro filmes, de baixo orçamento, nos últimos 25 anos.

Dirigido por Robert Lieberman e estrelado por Catherine Zeta-Jones, este filme foi originalmente produzido como microssérie de TV . É o primeiro de todos os filmes que mostra o Titanic se quebrando ao meio e o primeiro que mostra o desembarque dos sobreviventes em Nova Iorque. É também, o único filme que mostra a história da família Alison, um grupo de passageiros da 1ª Classe que detém uma das historias mais tristes do naufrágio. Eventualmente é exibido no SBT como “Titanic 2”.

Dirigido por James Cameron e estrelado Leonardo DiCaprio e Kate Winslet este é o mais aclamado, conhecido e mais caro filme já feito sobre o RMS Titanic. É o primeiro e único filme (de ficção) a mostrar o verdadeiro Titanic no fundo do oceano. Encabeça a lista dos filmes que venceram a maior quantia de estatuetas do Oscar, com um total de 11 prêmios em 14 indicações (empatando com Ben-Hur e Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei). Além disso, Foi o primeiro filme na história do cinema a ultrapassar a barreira do um bilhão de dólares arrecadados apenas nas bilheterias, tornando-se por muito tempo o campeão , sendo ultrapassado apenas por “Avatar”, outra superprodução de James Cameron. O longa reestreou ontem, utilizando a tecnologia 3D.

Fonte de pesquisa: Titanic em Foco e IMDB

Outras notícias

2 comentários

Participe da discução

Topo