Cinema

A segunda edição do festival de cinema chileno

Começou Ontem (sexta – feira 28.08) a segunda edição do festival de cinema chileno na Reserva Cultural de Cinema em São Paulo. Para quem não sabe , até pouco tempo atrás, o Chile realizava apenas três produções cinematográficas por ano. Esse número saltou para 12 graças ao incentivo do governo local, iniciativa privada e uma nova geração de diretores e produtores que surgiram na última década com vontade de arregaçar as mangas e criar novas películas, mesmo com orçamento limitado.

O desenvolvimento da indústria do cinema chileno segue os mesmos passos do que se realizou no Brasil nos últimos 15 anos, com uma grande diferença: o Chile conta com um público de apenas 1 milhão de pessoas para assistir suas produções, enquanto no Brasil, esse mercado é 50 vezes maior.

Essa limitação tanto no número de pessoas indo aos cinemas como no número de salas é que faz o Chile lançar-se aos países vizinhos, como o Brasil, atrás de parcerias e principalmente mais mercado para suas produções.

Infelizmente estou em Porto alegre e não poderei conferir, mas quem estiver por perto , esqueça um pouco Hollywood e aproveitem essa oportunidade . o Longa 199 Recetas para ser feliz do diretor Andrés Waissbluth abriu o festival , confira abaixo as  sinopses e os trailers dos filmes que irão pintar por lá até quinta – feira e não deixam de acessar o site oficial do Festival . E além da exibição dos haverá debates dos realizadores dos filmes !

La buena vida

Elenco: Aline Kuppenheim, Eduardo Paxeco, Roberto Farías,Bélgica Castro,Manuela Oyarzún,Alfredo Castro, manuela Martelli, Carolina Correa e Paula Sotelo .Direção: Andrés Wood. Roteiro: Mamoun Hassan.Gênero: Ficção.Classificação: 13 anos.Duração: 97’.Ano de produção: 2008 . Dia de Exibição:Sábado (29/08) – 21h30

TERESA (45), Edmundo (40), Mario (25) e Patrícia são quatro habitantes da cidade cujas vidas cruzam no meio de buzinas, freios e alarmes de carro, mas dificilmente chegam a se encontrar. Imersa no redemoinho urbano, cada um atrás do seu sonho: Teresa (Aline Kupenheim) uma psicóloga que tenta salvar vidas, Edmundo (Roberto Farias) um cabeleireiro que deseja ter um carro, Mario (Eduardo Paxeco) quer vir para a Filarmônica, e Patricia (Paula Sotelo) sobrevive.Cada um anseia por algo que parece ter um preço acessível. Ninguém consegue. O que obterão será inesperado.

Alicia en el País

Direção, produção e roteiro: Esteban Larrain.Gênero: Ficção .Classificação: Livre .Duração: 86’Ano de produção: 2008  Dia de Exibição :Domingo (30/08) 21h30

“Alicia en el País “ narra a improvável e maravilhosa história de uma pequena menina Quechua, que no final de 2004 começou uma marcha de 180 quilômetros desde Soniquera, sua cidade natal no sul da Bolívia, para ir trabalhar em San Pedro de Atacama, no norte do Chile.

Motivada pela precária situação da sua família, Alicia começou uma viagem de características irreais, caminhando através de terras mágicas e de suas próprias memórias, seguindo as invisíveis pegadas que outros Quechua deixaram durante séculos.O filme, baseado em fatos reais e interpretado pela mesma menina Alicia, propõe uma viagem onírica na qual o ritmo, o silêncio, a paisagem e a música fazem parte do mundo mágico interior de Alicia, no qual atravessa até chegar a fronteira de sua própria vida adulta.

Tony Manero

Elenco: Alfredo Castro,Paola Lattus, Héctor Morales,Amparo Noguera,Elsa Poblete .Direção: Pablo Larrain .Roteiro: Alfredo Castro, Mateo Iribarren,Pablo Larrain .Gênero: Ficção .Classificação: 18 anos Duração: 98’Ano de produção: 2008. Dia de Exibição :Segunda-feira (31/08) 21h30

Santiago do Chile, 1978.Em meio ao complicado contexto social da ditadura militar de Augusto Pinochet, um homem de meia-idade, Raúl Peralta (Alfredo Castro), está obcecado com a idéia de se tornar Tony Manero, o famoso personagem interpretado por John Travolta no clássico filme da era disco “Os Embalos de Sábado à Noite”.A fantasia de encarnar seu grande ídolo, e assim ser reconhecido como uma estrela no mundo do entretenimento, chega a tal nível que acaba levando Raúl a se transforma num assassino em série.

El Regalo

Direção & Roteiro: Cristián Galaz e Andrea Ugalde . Elenco: Nelson Villagra, Julio Jung, Jaime Vadell, Gloria Münchmeyer.Gênero: Comédia.Classificação: Livre.Duração: 108’Ano de produção: 2008 . Dia de Exibição Terça-feira (01/09) – 21h30

Francisco, recentemente viúvo e aposentado, está passando por um momento difícil. Para animá-lo seus dois amigos decidem dar-lhe um presente. Os convidam a um passeio às termas de Chillán e convidam Lucy, que foi noiva de Francisco quando ela era mais jovem, que aceita animada a acompanhá-los.Mas as coisas nem sempre são saem como planejamos. Este passeio trará muitas surpresas. Conhecerão Carmen, Nicholas e Martín que mudará os planos e a vida de todos.

“El Regalo” é uma comédia romântica, onde se mesclam divertidos enredos com encantadores personagens, em uma viagem que será uma agradável experiência.

Malta con huevo

Direção: Cristóbal Valderrama Blanco.Roteiro: Cristóbal Valderrama Blanco, Carlos Labbé.Elenco: Diego Muñoz, Nicolás Saavedra, Javiera Díaz de Valdés, Manuela Martelli.Gênero: Comédia .Classificação: 14 anos .Duração: 90’Ano de produção: 2006 data de exibição : Quarta-feira (02/09)

“Malta con Huevo” é uma comédia dark-pop e jovem, que narra à história de dois amigos que vão viver juntos e têm versões diferentes sobre o que acontece durante o primeiro mês dessa vida.Um deles, Vladimir, um escultor simpático, mas desocupado e aproveitador, acredita que viaja através do tempo. Vai dormir no dia da mudança e acorda, depois de duas semanas, ao lado da noiva do amigo. Existem alguns homens que querem matá-lo e todos agem de forma estranha com ele. Ao voltar a dormir, acorda uma semana antes, quando muitas coisas ainda não aconteceram.

O outro amigo, Jorge, é obsessivo por controle, mas tenta esconder. Fechado em seus pensamentos, ele está convencido de ter uma mentalidade superior, e está disposto a fazer alguma coisa para provar. Para isso, decide usar Vladimir como sua cobaia. Para sua infelicidade, Rocio, sua noiva, e sua própria estupidez, serão o maior obstáculo.

El rey de los huevones

Elenco: Boris Quercia, Diego Hurtado, Tamara Acosta, Angie Jibaja, Rhandy Piñago e César Goldi .Direção & Roteiro : Boris Quercia.Gênero: Comédia.Classificação: 14 anosDuração: 96’Ano de produção: 2006 Dia de Exibção Quinta-feira (03/09) 21h30

Um homem justo em um mundo injusto.Anselmo é um homem justo obrigado a viver em um mundo injusto. Sua inocência o levará a se envolver em situações perigosas que farão com que ele se pergunte se não é necessário ter uma cota de maldade para que se possa ser feliz.

Onde: Reserva Cultural
Endereço: Av. Paulista, 900
(prédio da Fundação Cásper Líbero – entre as estações Brigadeiro e Trianon-Masp do metrô)

Quando: De 27 de agosto a 03 de setembro
Mais Informações: (11) 3287-3529
Bilheteria aberta: 12h30 às 22h
Início do Filme: 21h30
Preço: R$ 15,00
Vendas pela internet: www.ingresso.com.br

Comentários
Topo