Cinema

Preview 2010 – Filmes em 3D

Há algum tempo, filmes 3-D têm a pretensão de invadir os cinemas, mas recentemente têm-se investido mais nesse campo.O pioneiro na tecnologia 3D foi criado na década de 20 (“The Power of Love”), e desde então este tipo de produção teve seus altos e baixos: tivemos um ápice na década de 50 que não decolou devido à utilização de imagens anáglifas (imagens que incluem duas camadas de cor em uma única tira do filme, uma predominante vermelha e a outra azul ou verde) que para serem visualizadas com o efeito desejado necessitavam de óculos que causavam dor de cabeça e falta de fidelidade nas cores, coisa que desagradava os espectadores. Mas, com as várias tecnologias atuais que facilitam a produção dos mesmos, os filmes 3D são as novas apostas dos grandes estúdios no combate à pirataria. Eles acreditam poder trazer o público de volta aos cinemas para assistirem as imagens que saltam das telas e envolvem ainda mais o expectador em produções bem elaboradas.

A tecnologia atual (3-D Digital), em vez de usar cores para filtrar as imagens em cada olho, utiliza a polarização, na qual as lentes filtram apenas ondas de luz que são alinhadas na mesma direção. A tela também é especialmente desenvolvida para manter a polarização correta quando a luz do projetor é refletida.

3d

Nos filmes que utilizam essa tecnologia, em vez de um amontoado de imagens vermelhas e verdes, as imagens ficam somente um pouco embaçadas quando vistas sem os óculos, além de que esta tecnologia não compromete as cores da imagem final, não provocando tantos efeitos indesejáveis como nas imagens anáglifas.

É difícil prever o futuro deste novo investimento, porém, filmes infantis que utilizam a tecnologia 3-D tendem a serem sucessos de bilheteria, como foi com “A Era do Gelo 3” que desbancou “Titanic” como filme que mais arrecadou no Brasil, contando com mais de R$ 80 milhões.

As salas de cinema já estão adaptando-se a essa tecnologia (este ano o Brasil ganhou a sua primeira sala IMAX, localizada no Shopping Bourbon em São Paulo) e com os monitores 3-D já sendo realidade no mercado, talvez contemos com uma nova febre que pode salvar o futuro da indústria cinematográfica.

A mega produção “Avatar” de James Cameron que já é a segunda maior bilheteria de todos os tempos, é a prova concreta que o 3-D, será o substituto do cinema convencional, e não falta pouco. Por isso o Cinema & Afins preparou a lista dos próximos lançamentos em 3-D até 2012, confira na próxima página, coloque seus óculos, pegue sua pipoca, e divirta-se!

Texto com a colaboração da nova editora do Cinema & Afins, Teeh schwarz do Blog Beyond the filmstock

Páginas: 1 2

Comentários
Topo