Cinema

15 coisas que você não sabia sobre “It – A Coisa”

Em cartaz desde a última quinta-feira (07/09), It – A Coisa, a nova versão do terror baseado na obra de Stephen King, vem batendo recordes. o longa arrecadou impressionantes US$ 51 milhões e tornou-se uma das maiores estreias para um filme de terror de todos os tempos nos EUA. Para entrar no clima do sucesso do filme, separamos 15 curiosidades sobre a produção, confira;

01. The Duffer Brothers foram considerados para assumir a direção de “It – A Coisa‘, mas não assumiram a função por não serem ainda reconhecidos o suficiente. Então, eles criaram a série “Stranger Things” (2016), uma série baseada no universo infantil bastante similar aos trabalhos de Stephen King.

02. O autor Stephen King viu o filme seis meses atrás, no primeiro tratamento, e disse que os realizadores fizeram um excelente trabalho. Recentemente, fez questão de vê-lo novamente, satisfeito pela adaptação que ele considerou genuína.

03. 27 é um número mágico para a produção. O longa está sendo lançado 27 anos depois da minissérie, e a Coisa costuma hibernar por essa quantidade de anos até voltar a saciar sua fome. O ator Jonathan Brandis, que fez o papel de Bill na minissérie de 1990, morreu aos 27 anos. oO ator que interpreta o novo Pennywise, Bill Skarsgard, também tem 27 anos.

04. Mais da metade do filme já havia sido filmada, antes das cenas com Pennywise, o que fez o ator trabalhar durante meses sua performance em laboratórios de observação de outros palhaços. Ele sempre teve um imenso respeito pelo palhaço original.

05. Como foi feito com Tim Curry, Bill Skarsgard se manteve afastado do elenco mirim até sua aparição oficial nas filmagens para causar o desconforto necessário. Alguns dos pequenos chegaram a chorar nos bastidores com medo do palhaço, o que fez o ator até pedir desculpas.

06. Os fãs do original sugeriram que o elenco adulto fosse composto por aqueles que atuaram como criança na minissérie – à exceção, claro, do falecido Jonathan Brandis. É uma ideia que está sendo estudada, sendo que alguns atores já demonstraram interesse em reprisar o papel, cerca de 27 anos depois.

07. Em 2009, quando o projeto começou a ser discutido, Chloe Grace Moretz foi considerada para o papel de Beverly. Quando as filmagens começaram, a atriz havia acabado de completar 19 anos, e a acabou sendo substituída por Sophia Lillis. Depois ela faria o remake de Carrie, também de King.

08. Assim que Cary Fukunaga desistiu de dirigir It – A Coisa, o cineasta Mike Flanagan (de Ouija: A Origem do Mal, 2016) demonstrou muito interesse em assumir a cadeira, chegando a telefonar para os realizadores pela possibilidade.

09. Quando Andy Muschietti assinou a direção, ele pretendia seguir o roteiro inicial, que estava nas mãos de Cary Fukunaga. Contudo, resolveu fazer algumas mudanças estruturais para torná-la mais adequada ao público, como a retirada da cena em que Henry Bowers fazia sexo com uma ovelha e ejaculava sobre um bolo de aniversário, e a tentativa de estupro do pai de Beverly. Também incluiu mais referências ao livro original, tirando apenas a cena em que Mike e Richie imaginam a chegada da Coisa à Terra, devido à necessidade de efeitos especiais mais caros, e trocou a guerra de fogos de artifício pela de pedras. A cena da “orgia de crianças” também foi ignorada para evitar uma censura mais alta e o incômodo dos atores mirins.

10. No roteiro que Cary Fukunaga iria dirigir, os nomes dos personagens haviam sido todos trocados: Bill Denbrough seria Willy Denbrough; Henry Bowers se transformaria em Travis Bowers; ‘Belch’ Huggins passaria a ser ‘Snatch’ Huggins; Patrick Hockstetter teria o nome Patrick Hockstettler; Will Hanlon se chamaria Leroy Hanlon e Greta Bowie para Gretta Bowie. Andy Muschietti voltou a usar os nomes originais, mantendo apenas ‘Leroy‘ e ‘Gretta‘.

11. Antes de Skarsgard assumir o papel de Pennywise, vários outros foram considerados: Johnny Depp, Tilda Swinton, Richard Armitage, Tom Hiddleston, Jackie Earle Haley, Jim Carrey, Kirk Acevedo, Willem Dafoe, Paul Giamatti, Hugo Weaving, Doug Jones e Channing Tatum. Will Poulter foi o mais imaginado para o papel de palhaço dançarino, mas os realizadores queriam alguém que não fosse apenas assustador, mas também tivesse o carisma de um palhaço.

12. A produtora Barbara Muschietti está seriamente considerando a atriz Jessica Chastain (de Mama, 2013) para o papel de Beverly, tendo, inclusive, sido aprovada pela Sophia Lillis, que a interpretou como criança nessa refilmagem.

13. Como o filme se passa em 1989, é possível ver filmes em cartaz no cinema como Batman, de Tim Burton, e até A Hora do Pesadelo 5. Há outras referências ao período como a banda New Kids on the Block.

14. Na cena do quarto dos palhaços, quando o coulrofóbico Richie Tozier (Finn Wolfhard) tem que enfrentar seus medos, há um boneco com a aparência do Pennywise de Tim Curry no ambiente.

15. A cidade usada para retratar a amaldiçoada Derry foi Port Hope, no Canadá, que é conhecida pela presença do famoso restaurante Turtle John’s. Esse local é mencionado tanto em It quando nos livros da Torre Negra. Essa cidade também foi usada para a minissérie Tempestade do Século, baseada em Stephen King.

Na trama, um grupo de sete adolescentes de Derry, uma cidade no Maine, formam o auto-intitulado “Losers Club” – o clube dos perdedores. A pacata rotina da cidade é abalada quando crianças começam a desaparecer e tudo o que pode ser encontrado delas são partes de seus corpos. Logo, os integrantes do “Losers Club” acabam ficando face a face com o responsável pelos crimes: o palhaço Pennywise.

O elenco tem Bill Skarsgard (Hemlock Grove), Finn Wolfhard (Stranger Things), Jaeden Lieberher (Masters of Sex), Jack Grazer (Tales of Halloween), Wyatt Oleff (Guardiões da Galáxia), Chosen Jacobs (Hawaii Five-0) e Jeremy Ray Taylor (The History Of Us). A direção fica por conta de Andrés Muschietti

Comentários
Topo