Dirigido e escrito novamente por Joss Whedon, “Vingadores: A Era de Ultron” fecha a segunda fase da Marvel nos cinemas, de forma madura e eficiente, apesar de algumas ressalvas.

O longa começa após os acontecimentos de “Capitão América – O Soldado Invernal“, mostrando os heróis recuperando o cetro de Loki, em uma sequencia de ação de tirar o fôlego. O artefato é peça fundamental para trama, por três motivos; justifica a presença de Thor (menos presente na tela, que em Os Vingadores) na terra e ajuda nas criações de “Ultron” e “O Visão”.

Diferente das histórias em quadrinhos (onde Ultron foi projetado pelo Dr. Henry Pym, o primeiro Homem-Formiga), o vilão aqui é uma criação deTony Stark (Robert Downey Jr.) e surge na primeira meia hora de filme, evoluindo aos poucos a sua personalidade a cada troca de “corpo”. Com uma inteligência artificial avançada, a criatura parece com seu criador em vários aspectos, “Ultron” é confiante, megalomaníaco, engraçado e ameaçador.

Como a maioria dos personagens já estão estabelecidos no universo, o diretor opta de forma inteligente desenvolver os dois personagens que ainda não ganharam filmes solo, a Viúva Negra (Scarlett Johansson) e o Gavião Arqueiro (Jeremy Renner). Principalmente este último, que mostra sua fragilidade perante os outros heróis, afinal “em meio de Deuses, ele é apenas um cara de arco e flecha“, como ele mesmo ressalta. Gavião também é importante na trama para estabelecer a Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen) nos Vingadores.

Diferente de outros filmes de heróis, aqui o diretor se preocupa com os civis, mostrando que no meio de toda a bagunça, há tempo para ter atos heroicos entre uma batalha e outra, abrindo novamente a discussão, será que o mundo precisa mesmo dos Vingadores? O mais atingido por essa questão é o Hulk (Mark Ruffalo), sabendo que suas condições de permanecer em civilização está cada vez mais inviável. E por falar em conflito, o embate entre Capitão América Homem de Ferro começa ganhar um contorno, preparando o terreno para os próximos filmes da Marvel, principalmente para “Guerra Civil”. Além disso, o longa deixa também a brecha para o filme do “Pantera Negra”.

Apesar de se preocupar em trazer mais complexidade para o roteiro, a estrutura narrativa do longa é a mesma do primeiro filme, só que em uma escala muito maior. E é exatamente onde o diretor perde um pouco mão, apesar das cenas muito bem construídas e com efeitos especiais espetaculares, o exagero, principalmente na última batalha, pode ser encarado apenas como um escapismo de roteiro, para valorizar o ato heroico.

Embora de todo material de divulgação do filme apontar para um clima mais sombrio, o longa apenas ganha um tom mais sério, sendo divertido tanto quanto o antecessor. Mostrando que o Joss Whedon aprendeu com seus erros e  que filme de herói pode misturar seriedade e diversão sem perder a essência de um bom Blockbuster .

Sinopse

Para proteger o planeta de ameaças como as vistas no primeiro Os Vingadores, Tony Stark busca construir um sistema de inteligência artificial que cuidaria da paz mundial. O projeto acaba dando errado e gera o nascimento do Ultron (voz de James Spader). Capitão América (Chris Evans), Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), Thor (Chris Hemsworth), Hulk (Mark Ruffalo), Viúva Negra (Scarlett Johansson) e Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) terão que se unir para mais uma vez salvar o dia.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Trailer 3 | Vingadores: A Era de Ultron

Comercial Blu-Ray

Comercial de TV

Comercial de Tv 2

comercial de tv 3

Comercial de TV 4

Comercial de Tv 5

Bastidores

Teaser trailer

Teaser trailer 2

Chris Evans

Steve Rogers / Capitão América

Robert Downey Jr.

Tony Stark / Homem de Ferro

Mark Ruffalo

Bruce Banner / Hulk

Scarlett Johansson

Natasha Romanoff / Viúva Negra

Jeremy Renner

Clint Barton / Gavião Arqueiro

Don Cheadle

James Rhodes / Maquina de Guerra

Aaron Taylor-Johnson

Pietro Maximoff / Mercúrio

Elizabeth Olsen

Wanda Maximoff / Feiticeira Escarlate

Anthony Mackie

Sam Wilson / Falcon

Paul Bettany

Jarvis / Visião

Cobie Smulders

Maria Hill

Andy Serkis

Ulysses Klaue

Hayley Atwell

Peggy Carter

Idris Elba

Heimdall

Linda Cardellini

Laura Barton

Stellan Skarsgård

Erik Selvig

Claudia Kim

Dr. Helen Cho

Curiosidades

  • Precedido por Os Vingadores – The Avengers (2012).
  • Os Vingadores 2: A Era de Ultron integra a chamada fase dois dos filmes produzidos pela Marvel, cujo arco de história envolve ainda Homem de Ferro 3 (2013), Thor: O Mundo Sombrio (2013), Capitão América 2 – O Soldado Invernal (2014) e Guardiões da Galáxia (2014).
  • Como Ultron foi descrito com 8-9 pés de altura, James Spader teve que usar antenas, de três metros de altura, feitas com um grosso pedaço de fio, em que haviam duas bolas vermelhas anexadas ao topo de sua cabeça. Isso foi feito para que os atores que compartilharam cenas com ele, fossem capazes de ter um ponto de referência de onde os olhos estariam (as duas bolas vermelhas representavam a colocação dos olhos de Ultron). Elizabeth Olsen afirmou que isso foi realmente perturbador, já que Spader estaria realmente interpretando o personagem, e por instinto ela olharia para ele, ao invés de para as bolas que representam os olhos. Para grande diversão de todos, sempre que isso acontecia, Aaron Taylor-Johnson gritava para Elizabeth: “Bolas vermelhas! Olhe para as bolas dele, Lizzie!“, a fim de levá-la a olhar na direção certa.
  • No primeiro dia de James Spader no set, o elenco ficou tão impressionado e encantado com sua performance, que eles aplaudiram e torceram pelo ator após sua primeira tomada.
  • Aaron Taylor-Johnson foi “convidado” para perder peso (massa muscular, em particular) porque ele parecia muito forte.
  • Para ajudar a esconder a gravidez de Scarlett Johansson, três dublês foram contratados. Isso causou muita confusão entre os outros atores, já que, segundo eles, todas as mulheres dublês pareciam muito com Johansson. Chris Evans afirmou que chegou a um ponto onde ele iria dizer Olá e iniciar uma conversa com uma delas, apenas para perceber a meio caminho que a pessoa com quem ele estava falando não era Johansson.
  • No trailer exibido na San Diego Comic Con, Ultron recita “No Strings On Me“, uma canção de Pinóquio (1940), um filme de Walt Disney sobre um ser inanimado que ganha sensibilidade; Ultron serve como um paralelo sombrio de Pinóquio.
  • James Spader foi a primeira e única escolha de Joss Whedon para o papel de Ultron, por causa de sua “voz hipnótica que pode ser estranhamente calma e atraente, ao mesmo tempo, sendo muito humano e bem-humorado“.
  • Demorou um ano para Joss Whedon convencer Aaron Taylor-Johnson a aceitar o papel de Mercúrio. Johnson estava preocupado sobre a intensidade dos contratos da Marvel, as limitações de tempo, e o fato de que ele estava integrando um grande elenco. Mesmo depois de aceitar o papel, o ator ainda estava nervoso, mas foi consolado depois de saber que sua amiga e co-estrela de Godzilla (2014), Elizabeth Olsen interpretaria sua irmã, e seria sua parceira de filmagem durante a maior parte do filme.
  • Joss Whedon descreveu este filme como “Menor. Mais doloroso. Mais pessoal. O que deve acontecer com esses personagens, e não apenas uma repetição do que ocorreu na primeira vez. Um tema que é completamente fresco e orgânico para si mesmo.”
  • Joss Whedon descreveu Ultron como um vilão perfeito para Os Vingadores 2: “Ele tem uma abelha em sua capota, ele está sempre tentando destruir os Vingadores. Ele não é um cara feliz, o que significa que ele é um cara interessante. Ele tem dor!..”
  • Thanos estava cotado para ser o próximo vilão, mas Whedon decidiu ir a favor de Ultron: “Nós temos que manter o pé no chão. É parte do que faz o universo Marvel girar: sua relação com o mundo real. Thanos não está fora de questão, mas ele nunca foi considerado para ser o próximo vilão, ele sempre foi o senhor da vilania e das trevas “.
  • Como Scarlett Johansson estava grávida durante as filmagens, suas cenas tiveram que ser adiantadas para que, a barriga da atriz não comprometesse o figurino da personagem.
  • Este filme marca a primeira aparição da Marvel Cinematic Universe de Thor sem Loki, bem como Tony Stark sem Pepper Potts.
  • O filme foi nomeado após a série de quadrinhos Marvel ‘Age of Ultron’ (2013). No entanto, Kevin Feige explicou que aquele quadrinho em particular não seria usado como um argumento: “Nós sugerimos alguns títulos, mas a cada mês um novo quadrinho aparece, e ‘Age Of Ultron‘ é um grande título. Tivemos alguns outros ‘Of Ultrons “, mas este era, definitivamente o melhor. Então, nós estamos pegando emprestado esse título, mas inserindo décadas de histórias dos Vingadores”.
  • Ao invés de fazer um sotaque, James Spader usou sua voz natural na caracterização vocal do personagem Ultron.
  • Aaron Taylor-Johnson descreveu seu preparo para interpretar Mercúrio, a partir dos quadrinhos “Marvel Ultimates”:. “Ele e sua irmã foram abandonadas por seus pais, e eles cresceram na Europa Oriental defendendo e protegendo a si mesmo e ao outro. Sua irmã é realmente sua referência – emocionalmente ela é a única que cuida dele, e vice-versa. Ele é fisicamente super protetora para com ele – ele não quer que ninguém aproxime-se dela.”
  • Nos quadrinhos, Ultron foi criado pelo Dr. Hank Pym (Homem-Formiga). Neste filme, ele é criado por Tony Stark, enquanto Pym recebe sua própria história, separada, em Homem-Formiga (2015).
  • No Teaser apresentado na Comic-Con 2013, o diálogo de Thor “Depois de todo esse tempo, por que voltar agora” nunca foi ouvido antes do teaser ser lançado. O diálogo para o Homem de Ferro, Capitão América, Bruce Banner, Nick Fury e Maria Hill foram tirados de “Os Vingadores”, exceto o de Thor. No entanto, este diálogo pode ser visto nas cenas deletadas de Thor: O Mundo Sombrio.
  • Aaron Taylor-Johnson e Elizabeth Olsen interpretaram marido e mulher em Godzilla (2014), e agora contracenam juntos mais uma vez, como os irmãos Maximoff.
  • Em seu painel, durante a Salt Lake Comic Con, Stan Lee afirmou que sua participação neste filme é a favorita de todas.
  • Previa-se que após Os Vingadores 2: A Era de Ultron (2015), Robert Downey Jr. deixaria a MCU (Marvel Cinematic Universe). No entanto, Downey assinou contrato para Capitão América 3 (2016), o qual eles acompanharão a história da guerra civil.
  • O quadrinho “Marvel Ultimates” é famoso por apresentar um enredo incestuoso e controverso entre Mercúrio e Feiticeira Escarlate. De acordo com Elizabeth Olsen, enquanto este aspecto em particular não estaria, abertamente, presente no filme, ela e Aaron Taylor-Johnson “brincam” com certas partes do mesmo: “Toda vez que você vê uma imagem deles, eles estão sempre de mãos dadas e olhando por cima do ombro do outro. Eles estão sempre tão perto, que é quase desconfortável. Aaron e eu temos brincado um pouco com esses tipos de imagens, apenas para nós mesmos.”
  • Quando Elizabeth Olsen e Aaron Taylor-Johnson souberam que seus papéis Wanda e Pietro Maximoff, respectivamente, seria baseado na “Marvel Ultimates”, os dois atores leram e estudaram cada tópico, a fim de se prepararem para o papel.
  • Joss Whedon foi inspirado por O Poderoso Chefão II (1974): “É um filme muito diferente do primeiro, e várias coisas acontecem no meio, mas você não precisa de qualquer informação. Está no filme o que aconteceu desde então, o que é diferente, e por que; por que é uma estrutura distinta, e por que é mais obscuro. Está tudo lá, você está no vernáculo do primeiro filme e você está pronto para conquistar este novo lugar, e esperamos que isso aconteça com o meu filme.”
  • De acordo com o compositor Brian Tyler, a trilha musical presta homenagem as trilhas sonoras de John Williams, especificamente: Os Caçadores da Arca Perdida (1981), Guerra do nas Estrelas (1977) e Superman: O Filme (1978).
  • Joss Whedon juntou-se com a Michael Bay para filmar a cena do Hulk vs Hulkbuster Homem de Ferro.
  • Saoirse Ronan foi considerada para interpretar Wanda Maximoff / Feiticeira Escarlate.
  • Este filme tem o maior número de cenas VFX para qualquer filme da Marvel até hoje. Tem mais de 3.000 cenas de efeitos especiais, anteriormente Guardiões da Galáxia detinha o recorde com 2.750 cenas de efeitos especiais.
  • O primeiro trailer estava marcado para ser lançado após o dia 28 de outubro de 2014, episódio de Marvel’s Agents of Shield que existe no mesmo universo dos filmes (Marvel Cinematic Universe). A versão de baixa qualidade do trailer vazou na internet em 22 de outubro de 2014. Em resposta, a Marvel publicou a versão HD do primeiro trailer em seu canal oficial no YouTube no mesmo dia. O Twitter oficial da Marvel anunciou o trailer oficial com um tweet em que, culpava a organização HYDRA pelo vazamento. O trailer foi visto mais de 10 milhões de vezes no YouTube em 24 horas.
  • Lindsay Lohan fez audição para o papel de Wanda Maximoff.
  • Antes de Os Vingadores 2: A Era de Ultron, Robert Downey Jr. e James Spader apareceram juntos em Abaixo de Zero (1987) e Tuff Turf – O Rebelde (1985).
  • Esta não é a primeira vez que Aaron Taylor-Johnson faz um filme de quadrinhos. Anteriormente, ele desempenhou o papel-título de Dave Lizewski / Kick-Ass, tanto Kick-Ass quanto em Kick-Ass 2.
  • Ron Perlman foi inicialmente considerado para o papel de Ultron.

Bilheteria

  • Orçamento: $250 milhões
  • Abertura EUA: $191,271,109 milhões
  • Total EUA: $459,005,868 milhões
  • Total no mundo:$1,405,413,868 bilhão

Trilha sonora

Ficha Técnica

  • Título original: The Avengers: Age of Ultron
  • Nacionalidade: EUA
  • Gêneros: Ação, Aventura, Ficção científica
  • Ano de produção: 2015
  • Estréia: 23 de abril de 2015 (Brasil)
  • Duração: 2h 21 minutos
  • Classificação: 12 anos
  • Direção: Joss Whedon
  • Roteiro: Joss Whedon. Baseado nos personagens de Stan Lee, Jack Kirby, Joe Simon, Jim Starlin, Roy Thomas, John Buscema
  • Produção: Kevin Feige, Jon Favreau, Stan Lee, Victoria Alonso, Mitchell Bell, Jamie Christopher, Louis D’Esposito, Alan Fine, Jeffrey Ford, Genevieve Hofmeyr, Daniel S. Kaminsky, Jeremy Latcham, Ji-seung Lee, Nicholas Simon, Enzo Sisti, Patricia Whitcher
  • Trilha sonora: Danny Elfman, Brian Tyler
    Direção de fotografia: Ben Davis
  • Edição: Jeffrey Ford, Lisa Lassek
  • Design de produção: Charles Wood
  • Direção de arte: Julian Ashby, Thomas Brown, Shane Bunce, Ray Chan, Jordan Crockett, Matthew Robinson, Domenico Sica, Phil Sims, Mike Stallion, Mark Swain
  • Decoração de set: Sheona Mitchley, Richard Roberts
  • Figurino: Alexandra Byrne
  • Estúdios: Marvel Studios, Walt Disney Pictures
  • Distribuição: Disney / Buena Vista

Pôster

Nota do site
Crítica | Vingadores: A Era de Ultron
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Topo