Cinema

Os vencedores do Festival de Cannes 2018

Chegou ao fim neste último sábado (19 de maio) a 71ª edição do Festival de Cannes. O júri presidido pela atriz Cate Blanchet escolheu “Assunto de Família (Shoplifters)” de Kore-eda Hirokazu (foto) como o grande vencedor do festival, e surpreendeu a todos ao anunciar que um segundo filme também receberia uma Palma de Ouro.

Por sua maneira singular de realizar um filme, nenhum outro prêmio caberia ao novo longa de Jean-Luc Godard,Le Livre D’Image”, e uma Palma de Ouro Especial foi concedida ineditamente para o cineasta que já revolucionou o cinema inúmeras vezes. “3 Faces” de Jafar Panahi também saiu premiado do festival, com a palma de Melhor Roteiro. O cineasta preso político no seu país de origem faz mais uma crítica ao conservadorismo em um roadmovie divertido, repleto de ironias, mas com um assunto urgente e sério.
A Imovison distribuidora do longa no Brasil é uma grande apoiadora do trabalho de Kore-Eda Hirokazu, e distribuiu todos os seus filmes anteriores no Brasil. Em “Assunto de Família”, o cineasta aborda com extrema sensibilidade o cotidiano diferente de uma família em Tóquio, que sobrevive de pequenos furtos.

Assunto de Família” e “Le Livre D’Image” acumulam 9 Palmas de Ouro no lineup da Imovision, que anteriormente distribuiu os vencedores “Eu, Daniel Blake (2016)”, “Azul é a Cor Mais Quente (2013)”, “Amor (2012)”, “A Fita Branca (2009)”, “Entre os Muros da Escola (2008)”, “A Criança (2005)” e “Dançando no Escuro (2000)”.

Lista completa do vencedores do Festival de Cannes 2018

PALMA DE OURO
Assunto de Família“, de Hirokazu Koreeda

PALMA DE OURO ESPECIAL
Jean-Luc Godard, por “Image Book”

GRAND PRIX
“Blackkklansman”, de Spike Lee

MELHOR ATOR
Marcello Donte, por “Dogman”

MELHOR ATRIZ
Samal Yeslyamova, por “Ayka”

MELHOR DIRETOR
Pawel Pawlikowski, por “Cold War”

MELHOR ROTEIRO (empate)
Alice Rohrwacher, por “Happy as Lazzaro”
Nader Saeivar, por “3 Faces”

PRÊMIO DO JÚRI
Carphanaum, de Nadine Labaki

CÂMERA DE OURO
“Girl”, de Lukas Dhont

PALMA DE OURO PARA CURTA-METRAGEM
“All These Creatures”, de Charles Williams

Outras notícias

Comentários
Topo