Cinema

10 dos melhores atores que viraram diretores

Muitos atores depois de consolidarem suas carreiras acabam enfrentando novos desafios atrás das câmeras. Pensando nisso, escolhemos 10 dos melhores atores que viraram diretores, confira e diga qual é seu favorito;

Selton-Mello

Atuando no teatro, televisão e cinema desde os 7 anos de idade, Selton Mello tornou-se um dos melhores atores e dubladores do cinema Tupiniquim. Sua carreira entrou no auge em 2000 ao interpretar o cômico Chicó em “O Auto da Compadecida“, de lá pra cá nos presenteou com  vários personagens memoráveis. O Ator fez sua estreia na direção no curta-metragem “Quando o Tempo Cair” em 2006. Dois anos depois, dirigiu seu primeiro longa-metragem, intitulado com “Feliz Natal“, o filme estrelado por Leonardo Medeiros, foi muito bem recebido pela critica. Em 2011, Selton Mello, coescreveu, protagonizou e dirigiu o seu segundo longa “O Palhaço“, onde ganhou a critica internacional, concorrendo a vários prêmios fora do Brasil.

O seu terceiro trabalho  “O Filme da Minha Vida“,  foi lançado no ano passado. Já o seu novo projeto será filmado nos EUA, mas ainda não tem nome e nem data definidos.

09-Kevin-Costner

Apesar de colecionar fracassos nos ultimou anos, Kevin Costner foi um dos atores mais importantes dos anos 80 e 90. O ator atuou ao lado de Sean Connery, Robert De Niro e Andy Garcia no clássico de 1987, “Os Intocáveis“. Em 1990, o ator sentou pela primeira vez na cadeira direção no filme “Dança com os Lobos“, onde ganhou os Oscars de melhor filme e melhor direção. Depois disso, Costner voltou a dirigir em “O Mensageiro”, “Pacto de Justiça” e Waterworld – O segredo das águas .

08_-George-Clooney

George Clooney começou sua carreira fazendo filmes de terror B para Televisão em 1986. Ficou conhecido pelo grande público quando estrelou o seriado americano ER (Plantão Médico) e atuou ao lado de Harvey Keitel e Quentin Tarantino no terror “Um Drink no Inferno” em 1996, filme dirigido por Robert Rodriguez. Em 2002 fez sua estreia como diretor no longa-metragem “Confissões de uma Mente Perigosa”, arrancando elogios da critica especializada. Depois, ganhou destaque pelos seus ótimos trabalhos em “Boa Noite e Boa Sorte”, “Tudo Pelo Poder” e  “Caçadores de Obras Primas”.

07_Ron-Howard

Poucos lembram, mas Ron Howard começou sua carreira como ator fazendo séries e filmes para TV nos anos 60. Ganhou notoriedade como Opie Taylor na comédia “The Andy Griffith Show”, durante oito anos e mais tarde como o adolescente Richie Cunningham na série “Happy Days’. Começou a dirigir curtas em 1969. Em 1977 fez sua estreia como diretor de longa-metragem, com o filme “Grand Theft Auto”. A partir dai, passou a dirigir inúmeros filmes, incluindo os vencedores do Oscar, “Apollo 13 (1995)” e “Uma Mente Brilhante (2001)”. 06_-Robert-Redford

Um dos maiores astros do cinema dos anos 60 e 70. Estreou em 1980 na direção com o ganhador do Oscar, “Gente como Gente”. De lá pra cá fez outros grandes filmes, como “Nada é para Sempre”, “O Encantador de Cavalos”, “Leões e Cordeiros” e “Conspiração Americana”. Redford pode ser visto atrás das câmeras em “Sem Proteção (2002)” e em documentários para TV.

 

 

05_Mel-Gibson

Considerado como um dos maiores astros dos anos 80 e 90, Mel Gibson estreou atrás das câmeras em 1993, quando dirigiu o drama “O Homem sem Face“. Dois anos depois, dirigiu a sua obra-prima, “Coração Valente”, onde ganhou o Oscar de melhor diretor e melhor filme. Em 2004, dirigiu dois dos filmes mais polêmicos do século XXI, “A Paixão de Cristo‘”.  Gibson também dirigiu o polemico”Apocalypto (2006) e o recente “Até o Último Homem” filme estrelado por Andrew Garfield.04_-Ben-Affleck

Começou sua carreira como ator mirim em seriados americanos, logo depois estreou filmes do Kevin Smith. Ganhou reconhecimento como roteirista, quando ganhou o Oscar e o Globo de Ouro de Melhor Roteiro Original por “Gênio indomável (1997)”, que coescreveu e estrelou ao lado de seu amigo de infância Matt Damon. Começou sua carreira como diretor em 2007 com,”Medo da Verdade“, logo depois, dirigiu o suspense “Atração Perigosa“, filme que agradou muito a critica. Em 2013 Affeck mais uma vez mostrou que é muito mais diretor do que ator, levando para a casa os Oscar de melhor filme e melhor roteiro adaptado por “Argo”.

03_Woody-Allen

Começou sua carreira escrevendo piadas para televisão nos anos 50. A partir dos anos 60 se tornou um dos maiores comediantes da TV americana fazendo stand up. Em 1965 atuou e escreveu o roteiro de “O Que é Que Há, Gatinha?“. insatisfeito com as mudanças feitas no seu roteiro, Allen passou a dirigir seus filmes, mantendo uma média espetacular de um filme por ano. O resultado de tanta dedicação não poderia ser diferente, o diretor já ganhou 4 Oscares, das 23 vezes que já concorreu.

02_clint-eastwood

Considerado por muitos como maior brucutu do cinema, Clint Eastwood herdou tal fama ao estrelar os filmes de ação dos anos 60 e 70, principalmente por causa dos seus papeis em filmes como “Homem sem nome” e a “Trilogia dos Dólares“. Fez sua estreia atrás das câmeras dirigindo o filme “Perversa Paixão” (1971). Como quase sempre atua em seus filmes, Clint já  foi eleito duas vezes como o ator favorito dos estadunidenses e já ganhou o Prémio Memorial Irving G. Thalberg em reconhecimento à sua longa carreira no cinema. Ganhou também o Oscar de Melhor Diretor por “Os Imperdoáveis” (1992) e “Menina de Ouro” (2005).

01_Charles-Chaplin

O maior gênio da sétima arte iniciou suas carreira atuando no teatro. atuou em diversos curtas em 1914, como Carlitos Repórter e Kid Auto Races at Venice. Alguns anos depois assumiu a direção, o roteiro e a produção dos seus filmes, contribuindo com a historia do cinema através dos grandes clássicos como “O Garoto“, “Luzes da Cidade“, “Tempos Modernos“, “O Grande Ditador” e “Luzes da Ribalta“. Chaplin ganhou o Oscar Honorário em 1972, pelo conjunto da sua obra. Mesmo muito debilitado, ele saiu de seu exílio para receber esse prêmio e recebeu a mais longa ovação em pé da história do Oscar, com uma duração total de dez minutos.

Comentários
Topo