Artigos

Os maiores clichês dos filmes de ação

Os filmes de ação definitivamente são os maiores responsáveis pelas grandes cifras de bilheteria dos cinemas. Não é para menos, os investimentos são altos e os roteiros, cada vez mais insinuantes. A lista abaixo pretende fazer uma homenagem ao gênero, que mesmo tendo tantos clichês consegue nos hipnotizar de maneira mágica.

1. Os vilões são péssimos atiradores

Em alguns momentos temos impressão que os vilões não terão muito problema com os rivais. Basta disparar alguns tiros e o serviço está feito. Mas na prática não é o que ocorre. Quantas vezes temos visto os mocinhos desviando de mil balas, sendo disparadas de 15 diferentes armas? Os vilões nunca obtém sucesso e o máximo que eles conseguem é alguns ferimentos.

  • Aparece em: Quase todos os filmes de ação da história.

2. Reféns: sempre mulheres

Não é segredo que os homens costumam ser os protagonistas dos filmes de ação em Hollywood. Mas será que não é o momento de começar a disponibilizar papéis mais atuantes para as mulheres nos filmes de ação, além das tradicionais reféns? A mocinha no cativeiro é sempre anunciada no mesmo ponto: com uma arma na cabeça, pendurado de cabeça para baixo, do lado de fora de um prédio, etc. A ligação telefônica é sempre precedida de um choro ou um grito.

  • Aparece em: “Duro de Matar”, “Bad Boys”, “Máquina Mortífera”, “Hora do Rush”, “Missão Impossível”, “Spider-Man 2”, “True Lies”.

3. Arquivos do governo, ao alcance de todos

Não admira que o país esteja em risco. Aparentemente qualquer pessoa, com um computador portátil e uma conexão sem fio em um cyber qualquer, ou numa biblioteca pública pode invadir uma super secreta base do FBI, tendo acesso a arquivos ultra-secretos.

  • Aparece em: “A Supremacia Bourne”, “Teoria da Conspiração”, “Inimigo do Estado”, “Missão Impossível”, “Jogos de Guerra”.

4. Morte na armadilha

Se você capturasse seu inimigo após uma longa caçada, não acabaria com ele de pronto? Mas não é o que costuma acontecer, eles elaboram planos para torturar e matar suas vítimas com um tubarão na piscina, uma serra que vai cortando a madeira até chegar no mocinho ou um raio que vai cortando até chegar no rosto do preso.

  • Aparece em: “Duro de Matar”, “Goldfinger”, “Kill Bill”, “Indiana Jones”.

5. A bomba relógio

Onde está escondida a bomba relógio? Depois de ter descoberto, a pergunta é: Qual fio cortar, o vermelho, o verde ou é o branco? Não importa: O herói inevitavelmente corta o fio correto, restando pouquíssimo tempo (normalmente 00:00:01). É conveniente, mas entendemos: Ninguém iria gostar se o herói desarmasse a bomba restando ainda 59 minutos.

  • Aparece em: “The Manhattan Project”, “A Última Ameaça”, “Duro de Matar”, “A Outra Face”, “007 – vários”, “O Pacificador”, “Velocidade Máxima”, “Jogos de Guerra”.

6. O Terceiro atirador

O bandido está com o mocinho na mira, depois de uma longa briga. Já rendido, o mocinho somente aguarda o derradeiro tiro, quando de repente a câmera revela uma arma salvadora… antes que o bandido tenha tempo de matar o nosso protagonista… ele toma um tiro fatal.

  • Aparece em: “Duro de Matar”, “Uma História de Violência”, “Independence Day”, “Indiana Jones”, “Cães de Aluguel”

7. Cheque o pulso para saber se está morto

Esta é uma regra óbvia: Quando você matar alguém, certifique-se que realmente esteja morto. Mas a maioria dos mocinhos, parecem não se importar com isso. Embora não seja exatamente um filme de ação, um exemplo disto seria “Halloween”. Cada vez que alguém acha que o bandido, finalmente, teve seu fim, ele ataca novamente.

  • Aparece em: “Duro de Matar”, “Matrix”, “Exterminador do Futuro”

8. As portas deslizantes

Está com um assassino sangue frio em sua perseguição? Ou uma bomba está para ser detonada? Não tem problema, basta correr mais depressa do que você pode, na direção oposta e, eventualmente, encontrará uma grande porta de aço fechando rapidamente. Deslize e tenha cuidado para a roupa não ficar presa. Quando a porta fechar totalmente, seu perseguidor certamente não conseguirá abrir a porta de maneira nenhuma.

  • Aparece em: “Hora do Rush”, “Exterminador do Futuro 3”, alguns filmes de ficção científica.
Comentários
Topo